quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Eleições 2017


https://ephemerajpp.com/2017/08/19/eleicoes-autarquicas-de-2017-albergaria-a-velha-angeja-ps/

Já apareceu no Ephemera uma primeira entrada sobre as eleições autárquicas no nosso concelho. Esperemos que haja muitas outras contribuições que tenham dado entrada e que as candidaturas locais tenham o cuidado de guardar para remeter para o referido arquivo.

https://ephemerajpp.com/category/geo-portugal/albergaria-a-velha/

Será mais fácil e mais completo e abrangente se forem os próprios partidos / candidaturas locais a guardarem tudo o que produzirem para todas as freguesias.

Há cada vez mais locais associados ao Ephemera onde se podem entregar esses materiais o que facilita o processo de entrega.

Além de ficarem guardadas num arquivo importante poderão eventualmente aparecer em alguma exposição que se venha a realizar a nível distrital ou servir de fonte a publicações que procurem essa informação.

De Albergaria-a-Velha já tem alguns exemplos de materiais de eleições passadas e mais poderão ter se houver contribuições (de anteriores mas sobretudo de futuras eleições) de quem está ligado directamente aos partidos e/ou às candidaturas.

https://ephemerajpp.com/?s=albergaria&x=0&y=0
---

APELO (para partilhar): AS AUTÁRQUICAS JÁ COMEÇARAM

As eleições autárquicas são as mais difíceis de cobrir. Há milhares de listas (municípios, concelhos, freguesias) e um número muito elevado de espécimes de todo o tipo. Um cálculo que fizemos sobre o número de espécimes nas eleições de 2013 chegou às muitas dezenas de milhares (painéis, faixas, cartazes, autocolantes, calendários, panfletos, objectos, materiais audio-visuais, etc., etc., Nessas eleições conseguimos recolher por volta de 35.000 espécimes, menos de metade do que foi produzido. E ninguém, mesmo ninguém, faz esta recolha. Daí o apelo a que comecemos desde já, o mais depressa possível, a organizarmos-nos para cobrir a maioria do pais. Muitas campanhas oferecem-nos também os seus materiais e eles são bem vindos, mas lembro que o carácter do arquivo valoriza o material físico para além do digital.

Tenho a certeza que com os nossos magníficos amigos vamos conseguir uma grande recolha.

Obrigado.
https://www.facebook.com/ArquivoEphemera/

ephemerajpp -  2013

http://abrupto.blogspot.pt/2013/09/ephemera-apelo-com-urgencia-para-que-e.html
Depois das eleições começa de imediato a destruição de cartazes, panfletos, objectos de propaganda, com o encerramento e “limpeza” das sedes.

Por isso, nos contactos com as candidaturas e os voluntários que ajudam o EPHEMERA neste trabalho se salienta sempre a importância de recolher o papel de um panfleto, mesmo quando haja o texto na Rede.

Apelo a todos para que ajudem neste trabalho, voluntário e voluntarioso, nas suas terras, freguesias e concelhos, nas candidaturas em que participem, nos partidos e movimentos de que façam parte.
http://ephemerajpp.com/category/geo-portugal/albergaria-a-velha/

CONTACTOS:

https://ephemerajpp.com.
http://www.officialjpp.com/
jppereira@gmail.com

O Arquivo Municipal também poderia reunir esse tipo de espólio mas não sei se o faz. Poderia ser boa ideia uma exposição com materiais que foram usados em campanhas autárquicas locais. Por serem coisas que nem sempre se guardam e por outro lado porque há sempre motivos de interesse como candidatos que já não nos lembramos, slogans e mesmo o aspecto visual das campanhas.

Sem comentários: