quarta-feira, 19 de abril de 2017

1.º Colóquio Regional de Estudos Etnográficos

Biblioteca Municipal recebe 1.º Colóquio Regional de Estudos Etnográficos 

O Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas e o Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha organizam no próximo sábado, 22 de abril, pelas 14h30, o 1.º Colóquio Regional de Estudos Etnográficos. O evento, a ter lugar na Biblioteca Municipal, conta com o apoio da Câmara Municipal, da Federação do Folclore Português, da Equi Portugal e da Ribeirinhas TV. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.

O colóquio decorre no âmbito das comemorações do 25.º Aniversário do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas e contará com a participação de diversos especialistas na área da etnografia. Na sessão de abertura estarão presentes António Loureiro, Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, Nuno Jesus, Presidente do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas, e Sérgio Silva, Presidente do Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha.


Ao longo da tarde serão desenvolvidos dois painéis. No primeiro painel, o Vereador da Cultura e historiador, Delfim Bismarck, vai falar sobre “O Traje na Fotografia Antiga, no Concelho de Albergaria-a-Velha (Final do Século XIX – Início do Sáculo XX)”. As apresentações “O Silêncio das Levadas – Regadio Comunitário em Telhadela”, de Nuno Jesus, e “O Traje – Especificidades Identitárias”, de Carlos M. Saraiva, concluem o primeiro painel.


O segundo painel terá início às 16h45 com “Moinhos da Gente – Gente dos Moinhos”, de Armando Ferreira, seguindo-se “Os Recursos Locais na Essência do Folclore”, de Manuel Farias. O evento encerra com um espaço de debate.


A participação no 1.º Colóquio Regional de Estudos Etnográficos é gratuita, sendo apenas necessário fazer a inscrição online através do link: goo.gl/szGycf. As inscrições decorrem até quinta-feira, 20 de abril.       

CMA, 18-04-2017 

Sem comentários: