quinta-feira, 17 de março de 2016

500 anos do Foral de Paus



Evento




As comemorações dos 500 anos da outorga do Foral de Paus, atualmente um lugar na Freguesia de Alquerubim, com a recriação de uma feira medieval será um momento cultural relevante durante este ano. À semelhança das comemorações, em 2014, dos 500 anos do Foral de Frossos e do Foral de Angeja, esperamos assinalar de forma única e diferenciadora, com capacidade para atrair pessoas de fora do concelho, uma data da nossa história que só faz sentido assinalar uma vez.




Delfim Bismarck, vereador da Cultura, Litoral Magazine



FORAL DE PAUS  / 1516 / Edição fac-similada, com nota introdutória e transcrição / Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha / (Reviver-Editora 2006).




Foral era um documento utilizado em Portugal que tinha como objectivo estabelecer um Concelho e regular a sua administração, deveres e privilégios.


O foral manuelino para a vila e concelho de Paus foi passado em Lisboa a 2 de Junho de 1516. O original encontra-se na Biblioteca de D. Manuel II.




Prefácio; Nota Introdutória: Foral de Paus (Fotografia); Transcrição do Foral Manuelino de Paus Fotografia); Apontamentos do Foral de Paus (Fotografia); Transcrição dos Apontamentos do Foral de Paus; Minuta do Foral de Paus (Fotografia); Glossário e Bibliografia. A Nota Introdutória, Revisão da Transcrição Paleográfica e Glossário é de autoria da Profª Doutora Maria Alegria Fernandes Marques.




«A edição fac-similada aqui apresentada, além de perpetuar um importante documento da história de Paus, e consequentemente da freguesia e município onde hoje se insere, Alquerubim e Albergaria-a-Velha, respectivamente, permite a aproximação ou a descoberta das gentes de hoje aos seus ancestrais, bem como aos lugares, aos costumes e às tradições de outrora».


João Agostinho Pinto Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha (prefácio)

Sem comentários: