terça-feira, 24 de março de 2015

Novo PDM de Albergaria-a-Velha

Novo PDM de Albergaria-a-Velha amplia área destinada a atividades económicas

Com a entrada em vigor do novo Plano Diretor Municipal, o Município de Albergaria-a-Velha vai aumentar a área destinada a atividades económicas em mais de 50 por cento, lançando mesmo uma nova zona industrial.

Vocacionado para o desenvolvimento do concelho e com um caráter orientador, o novo PDM amplia a área destinada às atividades económicas em mais de 250 hectares, com um considerável alargamento da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha. Mas é igualmente criada a Zona Industrial de Soutelo, na freguesia da Branca, que tem como base a participação pública de um grupo de empresários que mostraram interesse em fazer investimento imediato. O PDM define também um regime de simplificação em processos de instalação de empreendimentos considerados estratégicos.

A regeneração urbana e a valorização do património existente são outras das linhas orientadoras do Plano Diretor. É definida a criação do Parque Molinológico, uma forma de integrar os cerca de 350 moinhos existentes no concelho na Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, e relocalizado o Parque da Cidade, permitindo a criação de pistas cicláveis entre as freguesias.

Com o objetivo de criar uma centralidade nos pequenos núcleos existentes nas zonas rurais, o PDM estabelece uma nova classificação de solo – a Área de Edificação Dispersa – que permite a instalação de pequenos estabelecimentos comerciais e outras atividades de apoio aos aglomerados em solos  rurais. O documento define ainda um período de dois anos para legalização de construções não licenciadas.

O PDM agora em vigor, que foi aprovado em Assembleia Municipal em novembro do ano passado, vem revogar o anterior, de 1999, e o Plano de Urbanização de Angeja, de 2008.

CMA, 09/03/2015


Sem comentários: