sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Correio de Albergaria




Sou sócia-fundadora do Correio de Albergaria, o único órgão de informação exclusivamente concelhio e que se encontra incorporado numa sociedade com o nome Tertúlia de Letras. Lda constituída em 2012.

Desde o primeiro dia fiz questão vincar que seria um espaço para todos, repito todos, exprimirem a sua opinião. desde que a fizessem chegar e que seria um espaço de motivação e participação para todos os albergarienses.

E é o que tenho tentado fazer ao longo dos quase dois anos e meio que estou à frente deste jornal, primeiro como sub-diretora, depois e presentemente como diretora e única sócia e gerente da sociedade.

Uma palavra sobre o trabalho sério que temos vindo a fazer ao longo destes quase dois anos e meio. Temos tentado chegar a todas as freguesias, procurando noticias do movimento associativo e também das juntas de freguesia. É um trabalho muitas vezes difícil e temos melhorado. Deleitamo-nos com a informação e com a participação. Orgulha-nos as iniciativas das nossas associações e do nome de Albergaria ser levado cada vez mais longe. Somos pessoas melhores quando nos envolvemos na nossa comunidade o este é o único propósito do jornal de todos os albergarienses.

Vem isto a propósito do que se passou na última Assembleia Municipal, em que um deputado do PSD questionou o presidente da autarquia sobre se teria quotas desta sociedade. A resposta foi clara: "Não". E a resposta correspende à verdade dos factos.

O que me deixou aborrecida foi o facto de, pela segunda vez este ano, pessoas desconhecedoras dos trâmites da sociedade terem utilizado as redes sociais para fazer uma campanha completamente anedótica sobre a isenção e imparcialidade deste órgão de comunicação. Compreendo que muitos estranhem que possa existir imparcialidade num jornal e que a existência deste não dependa da genuflexão ao poder, mas assim o é.

Não tolero, nem poderei tolerar até pela atividade profissional que exerço, inverdades sobre o meu bom nome. a minha integridade e a minha postura enquanto diretora deste jornal.

Nunca em momento algum o Correio de Albergaria se recusou a publicar uma única linha de qualquer partido, associação ou outro. E isto é um facto não é uma suposição. Também é facto, os últimos dados da Marktest que demonstram claramente a subida desta imprensa regional (Correio de Albergaria).

Com nota final deixo a ponderação que um político nacional disse este fim-de-semana: "A política do vale tudo só e praticada por quem não vale nada politicamente".

Sara Viga da Quinta
Editorial do mais recente "Correio de Albergaria-a-Velha"

--

Reproduzimos aqui o editorial do mais recente "correio de Albergaria" a propósito de uma nova polémica entre o PSD local e o "Correio de Albergaria". Noutra notícia dessa edição é divulgada a intenção do Presidente e do Vice Presidente de instaurarem um processo contra o PSD local.

Noutras ocasiões indicamos que o jornal deveria ser usado pelo PSD local para difundir as suas acções e não se limitarem a criticar. A actual directora  do jornal é do PS e os outros dois sócios eram do CDS. O actual Vice-presidente deixou de ser Director e mais recentemente nem tem colaborado.

Os dois deixaram de ser sócios em Outubro de 2013 num momento anterior à tomada de posse e não é informado pelas comunicações do PSD local. Mesmo assim não é o a mais importante. Como jornal local deve ser usado o melhor possível por quem pretende colaborar com o jornal independemente da cor politica.




imagens retiradas do facebook da JSD Albergaria-a-Velha com a actual ficha técnica do jornal do Correio de Albergaria e as publicações da empresa Tertúlia das Letras, Lda que inclui apenas os actos respeitantes à constituição da empresa.

Sem comentários: