quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Comemorações da fundação do concelho

(...) nas comemorações do 25 de Abril de 2010, decorridas no Centro Cultural da Branca, nós próprios, depois de fazermos um apanhado do que foi aquela data e o que se lhe seguiu, afirmámos: "Melhor ainda, seria comemorar outras efemérides, como, por exemplo, a da fundação do concelho de Albergaria-a-Velha que teve a sua primeira sessão no dia 13 de Fevereiro de 1835, que ainda por cima comemora este ano uma data "redonda" os seus 175 anos".

O mínimo exigível, seria uma daquelas mostras e realizar no Arquivo Municipal (Antiga Cadeia), com duas ou três vitrinas e dois ou três painéis, a que habitualmente chamam pomposamente exposições e que o marketing político da agenda cultural e da revista da autarquia tratam de induzir os leitores a pensar tratar-se de algo em condições, quando não passam afinal de "micro-exposições". (...)

Mas o mais importante, é que Albergaria-a-Velha não tem o seu dia, e esse dia quanto a nós, deveria ser o 13 de Fevereiro (data da fundação do concelho), ou o 1º de Novembro (simbolizando o mês de Novembro de 1117 em que a Rainha D. Teresa doou o Couto de Osseloa a Gonçalo Eriz, fundando assim a primitiva Albergaria).

Um ou outro seriam o "Dia do Município", que para além de servir para que nas escolas se falasse um pouco mais da nossa história local, "semeando" assim raízes à nossa terra, poderia e deveria servir também para homenagear os Albergarienses que por cá ou espalhados pelo Mundo mais se têm destacado nas mais diversas áreas de actividade. Aliás, isto é o que qualquer município com algum grau de civilidade faz. Será que custa assim tanto?

Delfim Bismarck, Jornal de Albergaria, 22/02/2011

No dia 15 de Fevereiro realiza-se um concerto com a cantora Teresa Salgueiro por ocasião dos 179 anos do concelho de Albergaria-a-Velha. Delfim Bismarck é actualmente vereador. Esperamos por mais iniciativas relacionadas com a comemoração deste dia que no próximo ano fará 180 anos.

Sem comentários: