quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Arquivo Municipal

Sandra M. Figueiredo (sandra.figueiredo@cm-albergaria.pt)
Helder Silva (helder.silva@cm-albergaria.pt)
Arquivo Municipal de Albergaria, espaço dedicado à história do concelho

A preservação da memória colectiva do município é grande inspiradora para Sandra Figueiredo, responsável pelo Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, lutar todos os dias por fazer deste, um espaço dinâmico, próximo da comunidade e optimizado.

Formada em Gestão e Economia, com uma Pós Graduação em Ciências da Informação e Documentação, Sandra Figueiredo personifica um novo paradigma do arquivista e a sua formação e a forma como percepciona um arquivo espelha-se no funcionamento do Arquivo Municipal de Albergaria, que hoje assinala cinco anos de vida.

Sandra Simões, Diário de Aveiro, 21/11/2013
imagem: Paulo Ramos

PROTOCOLOS

2012/NOV/21

No dia do seu 4º aniversário o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha celebrou 14 protocolos de cooperação com entidades e pessoas a título individual, que cederam jornais antigos, fotografias, documentos e objetos relevantes (tais como uma máquina fotográfica antiga, cedida pela Foto Gomes), enriquecendo, desta forma, o fundo histórico deste equipamento municipal. Para além da cedência de bens materiais, o Arquivo Municipal celebrou um protocolo com o Arquivo Distrital de Aveiro com vista a promover o intercâmbio de técnicos especializados entre as duas instituições.

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=18855

INFORMAÇÃO DA ACTIVIDADE MUNICIPAL - Sessão de Assembleia Municipal de 24/02/2012

1040 recortes de jornais, distribuídos por 3 álbuns, cedidos pelo Eng.º Pedro Martins Pereira, com notícias sobre Albergaria e a Família Martins Pereira, com especial destaque para a vida e obra do Comendador Augusto Martins Pereira
 
2011/NOV/21

* Fausto Macedo da Silva - jornais, partituras e monografia [depósito]

* Maria Manuela Pinho Ferreira - fotografias e bilhetes-postais

* Sport Club de Alba - jornais antigos e cartões de antigos atletas

* Duarte de Jesus Machado [protocolo de cooperação]

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=17722

2010/NOV/21

No dia em que o Arquivo Municipal soprou duas velas foram celebrados quatro protocolos com particulares e instituições –  dois de doação e dois de aquisição sob forma de depósito. 

* Jorge Manuel Arede Figueiredo - diversos jornais locais antigos, muitos deles com mais de 100 anos [doação]

* Santiago de Lemos - processo judicial cível de 1846, do Julgado de Paus [doação]

* Junta de Freguesia de Alquerubim - vários livros de actas e o projecto da Igreja de Santa Marinha, do Arquitecto Francisco Silva Rocha, um dos nomes mais importantes da arquitectura Arte Nova [depósito]

* Junta de Freguesia da Branca - vários livros de actas, correspondência e registos [depósito]

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=16320

2010/FEV/26

* Junta de Freguesia de Frossos - Foral Manuelino de Frossos, do século XVI [depósito]

Com o objectivo de salvaguardar e difundir a Carta de Foral de Frossos, foi assinado, no dia 26 de Fevereiro, um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a Junta de Freguesia de Frossos, proprietária do documento em questão.

De acordo com o protocolo assinado, a Junta de Freguesia compromete-se a ceder o Foral Manuelino à guarda do Arquivo Municipal por um período de 30 anos, automaticamente renováveis por períodos de igual duração. Por seu lado, o Arquivo Municipal fará a gestão e a conservação da Carta de Foral, promovendo ainda a sua difusão e a consulta por parte de investigadores e interessados, mediante o cumprimento das normas expressas no Regulamento do Arquivo Municipal.

O Foral Novo, assinado por D. Manuel I, foi dado a Frossos em 1514. Foi concertado e registado na Torre do Tombo por Fernão de Pina, encarregue do corregimento dos forais do reino por comissão régia e, actualmente, encontra-se encadernado com capas de tábua protegidas por pele do primeiro quartel do século XIX.

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=14952

2009/MAI/21

* Joaquim Almeida - Esquema das Azenhas da Ribeira de Fontão do início do século XX [depósito]

No dia 21 de Maio de 2009 foi assinado o protocolo de cedência de um importante documento histórico ao Arquivo Municipal.

João Agostinho Pereira, Presidente da Câmara Municipal, recebeu das mãos de Joaquim de Jesus Almeida, descendente de moleiros e um apaixonado pela Molinologia, um esquema detalhado das azenhas da Ribeira de Fontão, presumivelmente, do início do século XX. Neste documento, fica-se com a percepção da localização dos engenhos, suas características, havendo também a indicação dos respectivos moleiros e proprietários.

De acordo com o protocolo assinado, o “Esquema de Azenhas da Ribeira de Fontão” é cedido ao Arquivo Municipal durante 10 anos, automaticamente renováveis por períodos de igual duração. Durante este tempo, o documento será alvo de um processo de tratamento e preservação, podendo o Arquivo proceder à sua difusão pelos meios que considerar pertinentes.

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=13051

2008/NOV/21

* Metalurgia e Fundição METAFALB, S.A. - partituras da Banda Alba [doação]

* Comissão de Credores da Reficel - Arquivos da antiga Fábrica de Celulose do Caima

* Jorge Figueiredo - 801 jornais da região do Vouga datados entre 1888 e 1945 [doação]

No dia da inauguração do Arquivo Municipal, a autarquia assinou protocolos com os detentores da antiga Fábrica Alba [Metafalb] e da antiga Fábrica de Celulose do Caima [credores da Reficel] com vista à entrega de documentação importante para o fundo local do concelho. A primeira entregou à autarquia as pautas da extinta Banda Alba e a segunda os arquivos que são marca documental do funcionamento da fábrica.

Um exemplo de doação foi o de Jorge Figueiredo, neto do proprietário da Tipografia de Albergaria, de quem herdou uma colecção de 801 jornais da região do Vouga datados entre 1888 e 1945. Este espólio encontra-se agora disponível para consulta do público em geral no Arquivo Municipal, que dispõe de um moderno equipamento de procura de documentação desenvolvido no âmbito do programa Sal-On Line. Trata-se da digitalização dos documentos para uma melhor visualização e fácil utilização. A Câmara assegura que é um método simples de consulta, acessível a todos.

A Câmara quer continuar a estabelecer protocolos com privados que tenham em sua posse património documental de extrema relevância para a história do concelho. Estes protocolos apresentam duas vertentes. Uma estabelece a doação dos documentos à autarquia e a outra visa a entrega da documentação ao município, passando esta a ser uma entidade de salvaguarda daquele património.

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=12169

Sem comentários: