terça-feira, 8 de outubro de 2013

Guerras em Albergaria

Não foram só os Romanos, os Bárbaros e os Árabes que marcaram esta terra. Os acontecimentos bélicos posteriores também o fizeram.


O povoamento deste local é muito antigo e as mamoas aí deixadas atestam a sua ancestralidade, mas o nome de Albergaria só aparece a partir do ano de 1117, data da instituição da albergaria pela Carta de Couto de Osseloa. Devido aos perigos que assolavam, desde roubos a assassinatos, na passagem Norte-Sul, a Rainha Dª Teresa mandou erguer uma albergaria para dar apoio e assistência aos viajantes.


Séculos mais tarde, sofreu com a guerra peninsular. Durante a primeira invasão francesa nas mãos dos franceses e espanhóis, mas foi durante a segunda que foram sentidas as maiores atrocidades na terra. A cavalaria de Soult chegou a 30 de Março de 1809, ocupando Albergaria, Alquerubim, Angeja, Mouquim, Serém e S. João de Loure. Do outro lado do Vouga estava a tropa portuguesa e bastantes voluntários. Durante os dias que se seguiram as emboscadas foram aumentando e caíram por terra inúmeras pessoas das duas facções. A 10 de Maio o exército anglo-luso atacou as tropas francesas e, após uma confrontação violenta, Albergaria-a-Velha viu-se livre dos franceses.


Mais tarde viu alguns dos seus habitantes envolvidos na revolução liberal o que levou a perseguições e assassinatos


Teresa Cruz / Caima Online, 8/10/2013
https://www.facebook.com/caimaonline/?hc_ref=SEARCH&fref=nf

Sem comentários: