quinta-feira, 25 de julho de 2013

Portal da Biblioteca Municipal

Todos os interessados em saber mais sobre a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha já podem consultar o novo portal através do endereço http://biblioteca.cm-albergaria.pt. A presença do novo equipamento cultural na Internet vem complementar os diversos serviços disponibilizados à comunidade, estreitando, assim, as relações com os leitores.

O novo portal foi estruturado tendo em conta quatro princípios basilares - a identidade (enquadrada na política cultural subjacente à Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município), a acessibilidade, a facilidade de leitura e a usabilidade. Ao entrar, o utilizador depara-se logo com um espaço de destaques, onde se divulgam as iniciativas mais importantes do momento. Já no menu principal, é possível navegar por cinco grandes temas:

     - Biblioteca – missão, objetivos, História, equipa;

     - Eventos – promovidos pelo SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa e outros, tais como exposições;

     - Catálogo – consulta do fundo documental através de um motor de pesquisa;

     - Rede Cultural e Criativa – informação sobre os equipamentos que compõem a rede;

     - Informações – contactos, horário, ligações úteis.

Há ainda um espaço para a consulta das últimas novidades, quer sejam livros, CD ou DVD e uma área especial para o utilizador. Introduzindo uma palavra passe, o leitor poderá ter acesso ao seu cadastro pessoal, ver os livros requisitados, fazer renovações e reservar obras que poderá, mais tarde, levantar. O número de acesso, que também permite a utilização dos computadores disponíveis na Biblioteca, é dado no momento de renovação do cartão de leitor.

Não obstante o novo portal permitir realizar operações que dispensam a ida ao espaço físico, uma visita “real” é sempre uma experiência gratificante e os Albergarienses parecem já ter introduzido a ida à Biblioteca Municipal na sua rotina. Na verdade, só nos primeiros quatro dias após a abertura, registaram-se 1169 visitas ao novo equipamento cultural, um número que deixa transparecer a sua pertinência para a comunidade!

CMA

LINK

http://biblioteca.cm-albergaria.pt

Sem comentários: