quarta-feira, 31 de julho de 2013

Angeja: Memória: História, Arte e Fé


Aproximam-se 3 centenários marcantes na História de Angeja: "400 anos da Igreja Matriz", "500 anos do Foral / Pelourinho" e "100 anos da Escola Primária da Várzea"

José Silva e Luís Altino foram desafiados a organizar uma exposição que procura descrever os principais acontecimentos históricos desta igreja e paróquia nos últimos 400 anos.

De 3 a 29 de Agosto estará patente, na Igreja Matriz de Angeja, a Exposição "Memória: História, Arte e Fé".

Pelo pouco tempo que existiu para a estruturação da exposição não poderá ser muito mais do que uma pequena cronologia temporal dos acontecimentos mais marcantes da paroquia e da vida paroquial de Angeja.

A exposição procurará descrever o que se passou de mais significativo na comunidade paroquial ao longo dos últimos 400 anos. Pretende-se que a exposição apresente alguns dos objectos, artefactos e documentos mais representativos.

A paróquia não tem 400 anos é certo mas a “vida paroquial” tem muito mais. Antes de existir a igreja matriz que hoje conhecemos já existia uma pequena capela onde se celebrava o culto religioso.

Video no You tube

Celebra-se este ano de 2013, a partir do mês de Agosto, os 400 anos da igreja Matriz de Angeja.

Prevê-se a emissão de Medalhas comemorativas do Centenário e a publicação de um livro com o Historial do Nosso Templo. As festividades, com componente cultural e religiosa, estão a ser programadas.

Alberto Silva / You tube

Imagens do Templo

Sem comentários: