domingo, 12 de maio de 2013

Nome de rua

«As placas toponímicas deveriam conter mais informação, nomeadamente os anos de nascimento e morte, bem como as actividades em que se destacaram e pelas quais mereceram ter uma rua com o seu nome, caso contrário, os vindouros não saberão em que época viveram essas pessoas, nem tão pouco o que fizeram para que merecessem tal distinção.»

Este extracto é de um recente artigo de Delfim Bismarck Ferreira, no Correio de Albergaria nº17, a propósito da série "Gente Com Nome de Rua".

Concordamos com o teor do mesmo mas o acréscimo de informação nas placas toponimicas não se destinaria apenas aos vindouros mas também à maioria dos albergarienses.

Nessa série do Correio de Albergaria já foram publicados textos sobre o Comendador José Luis Ferreira Tavares (CA10), Bernardino Máximo Albuquerque (CA13), António de Albuquerque Pinho (CA14), Alexandre Albuquerque (CA15), Bento Alváres Ferreira (CA17) e Conselheiro Sousa e Melo (CA18).

Aproveitamos para lembrar que no Blog de Albergaria existe uma etiqueta com o mesmo objectivo permitindo assim uma asssociação dos nomes de ruas às personalidades homenageadas. Aí tem aparecido várias biografias retiradas do livro "Gente Iluste de Albergaria" (1993) de António Homem de Albuquerque Pinho.

Recentemente foram aprovados alguns novos topónimos para a cidade de Albergaria homenageando nomes como Armando de Albuquerque Miranda, Manuel Homem Ferreira, Vicente Rodrigues Faca e Jacinto de Almeida. Deveria haver um parecer justificativo dessa atribuição, eventualmente por parte da comissão de Toponimia, que deveria ser publicitado no site da CMA. Poderia conter uma pequena biografia dos homenageados e as razões dessa atribuição,

A autarquia talvez pudesse renomear algumas das ruas e não se limitarem a atribuir novos topónimos apenas quando aparecem novas ruas.

Sem comentários: