segunda-feira, 22 de abril de 2013

2000: Assembleia autorizou Câmara a recorrer à banca

A Assembleia Municipal (AM) de Albergaria-A-Velha autorizou, na sua última reunião, a Câmara a contrair um empréstimo de 150 mil contos. A deliberação foi tomada com duas abstenções do PS.

O financiamento vai permitir ao executivo de maioria CDS/PP pôr em marcha vários investimentos, como a piscina de S. João de Loure, a variante de Angeja e o novo quartel dos bombeiros, ainda sem projecto nem localização.

De acordo com Rui Marques, presidente da Câmara, o empréstimo não compromete a capacidade de endividamento municipal. "Usámos 81 mil contos, menos de metade do que seria possível", referiu.

A AM aprovou por maioria, também, uma alteração orçamental tendo em vista aquisição da Quinta da Boa Vista (150 mil contos) e da antiga fábrica de papel de Valmaior (48 mil contos). Nestas últimas instalações, está previsto a cedência de espaço para instituições de apoio social e colectividades daquela freguesia.

Uma revisão que motivou estranheza a alguns elementos da oposição, dado ocorrer numa altura em que a AM se prepara para discutir e votar o plano e orçamento de 2001. O presidente da edilidade considerou "urgente" avançar com projectos que aguardavam luz verde.

Notícias de Aveiro
Editor Júlio Almeida - 20/06/2000


Albergaria-a-Velha: Câmara aberta a usar empréstimo para satisfazer das freguesias

Um balão de oxigénio importante para a recta final do mandato

A Câmara de Albergaria-a-Velha obteve autorização da Assembleia Municipal (AM) para contrair um empréstimo de 60 mil contos.

O recurso à banca não põe em causa o equilíbrio financeiro, pois a maioria CDS/PP garante estar ainda «muito longe» do limite da capacidade de endividamento.

Esta verba era inicialmente destinada a uma lista restrita de obras que o presidente, confrontado com as exigências das Juntas de Freguesia, aceitou alargar.

Ao referir perante a AM que se tratavam de investimentos no âmbito do 3º Quadro Comunitário de Apoio, Rui Marques mostrou abertura a incluir outras sugestões, o que permitiu a aprovação do empréstimo.

A Câmara está, assim, em condições de avançar com o novo mercado municipal, a piscina da Branca e a reparação da estrada nacional 16-3 (Valmaior-Telhadela).

Mas vai ter de atender as reivindicações dos presidentes das Juntas. Acessos viários, equipamentos desportivos, arranjos urbanísticos.

O presidente refreou as expectativas, sem negar directamente. «Se fizéssemos todos esses projectos, estaríamos a falar de muito dinheiro», advertiu.

As obras nas freguesias

O presidente da Junta de Alquerubim, João Agostinho, referiu ser necessário melhorar a estrada nacional 16-2 que liga a sede do concelho à freguesia, bem como o acesso à Ponte da Fontinha.

Helena Vidinha, da Junta de Angela, pediu a inclusão da Zona Desportiva dos Esporões, com piscina e campo de ténis, e o parque de lazer no Fontão.

O presidente da Junta de S. João de Loure, Plácido Silva, quer uma piscina e a melhoria das ruas.

Permuta aprovada

A permuta com uma imobiliária não foi pacífica. O município torna-se proprietário de terrenos junto à piscina, onde vai construir habitação social (70 fogos), entregando em troca outros no Alto do Assilhó.

As críticas resultaram da Câmara dar em contrapartida 20 mil metros quadrados por receber um lote de seis mil.

O presidente lembrou que a zona onde se quer construir habitação social estaria reservada para um prédio em altura.

Noticias de Aveiro, 29/05/2000

Sem comentários: