sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jornal de Albergaria

capa da primeira edição

O nº. 1 da 2ª série do Jornal de Albergaria foi publicado no dia 19/02/1993. Com algum atraso sobre o previsto coube a Mário Jorge Lemos Pinto, o seu primeiro (e único) director, fazer a sua apresentação. A ideia de um novo jornal surgia num quadro de progresso e dinamismo do concelho de Albergaria-a-Velha.

Depois de abortado o projecto da Rádio Osseloa verificou-se a criação, por parte de outras pessoas, da Cooperativa de Comunicação Social de Albergaria. Os objectivos da cooperativa, conforme estatutos de 15/12/1992, eram: promover os valores culturais do concelho; contribuir para o enriquecimento informativo e cultural da população; e despertar nas pessoas a liberdade crítica, com respeito pelas instituições e pelas leis.

Nesse primeiro número destaca-se o editorial, uma reportagem sobre o Lar de Terceira Idade, a primeira parte do artigo de Albuquerque Pinho (secção "Para a História de Albergaria") que abordava o primeiro número do Jornal de Albergaria datado de 13/05/1911, notícias das freguesias, desporto, apontamento sobre o Carnaval, a secção "De Ecclesia" e o espaço das Escolas.

Primeiros Colaboradores:

José António Moreira Vinhas
Dr. António Albuquerque Pinho
António Augusto Lemos (Desporto)
Pe. Querubim Silva
Luis Filipe
João Agostinho Pereira (Alquerubim)
João Ricardo Valente (Angeja)
José Silva (S. J. Loure)

Director Mário Jorge Lemos Pinto

A última edição do Jornal de Albergaria, com o nº 420, aconteceu em 12 de Agosto de 2011. 

A quem de direito sugere-se por exemplo a edição de um volume com muitos dos artigos do Dr. Albuquerque Pinho e com as efemérides locais que publicou ao longo de vários anos.


mudança de instalações para a Rua Serpa Pinto, depois ainda mudaria para a Azerveira


Sem comentários: