quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cine-Teatro Alba (notícia de 2007)

O Cine-Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha, vai ser restaurado. A obra está avaliada em cerca de três milhões e 500 mil euros e vai dotar o edifício com mais conforto e novas tecnologias para cinema e espectáculos.

A Câmara Municipal de Albergaria aguarda a aprovação da candidatura à medida 2.1 do Programa Operacional da Cultura para proceder ao lançamento do concurso público. Caso seja aprovada, a empreitada terá um financiamento até 50 por cento e terá que estar, segundo o Programa do Estado, terminada em Dezembro do ano que vem.

Licínio Pimenta, vereador do pelouro da Cultura do município albergariense garante que o projecto do arquitecto Jorge Vaz é um bom trabalho, que corresponde aos desejos que autarquia tinha para aquele espaço. «O Cine-Teatro Alba apresenta hoje o peso dos seus mais de 50 anos. Na altura era uma sala de excelência, considerada a melhor e maior da região. Actualmente, não corresponde, em condições de conforto, nem de qualidade de meios técnicos», explica Licínio Pimenta.

A intervenção vai respeitar o valor arquitectónico do prédio, permitindo que as zonas nobres do edifício sejam apenas restauradas. A própria sala de espectáculos vai manter o número de lugares (562) e não vai ser alvo de grandes alterações.

A grande intervenção vai acontecer nos espaços técnicos e de apoio, como os camarins, casas de banho, bar, teia, cobertura e palco. O edifício como é conhecido hoje vai manter-se. A única novidade encontra-se nas traseiras, na zona lateral Nascente e níveis superiores, que serão aumentadas para receber as modernas instalações de apoio. No piso de entrada será criada uma rampa de acesso, enquanto que no foyer será criado um bengaleiro, o bar e sanitários serão beneficiados. A plateia terá melhores cadeiras e um sistema de iluminação e som reformulados. O palco será redimensionado.

A nova parte do Cine-Teatro vai conter uma cave com zonas técnicas, salas de ensaios, armazém e casa das máquinas, bem como cinco novos pisos. No piso 2 funcionará a parte técnica, com régie, cabine de projecção e sala de apoio. Os terceiro, quarto e quinto andares suportarão essencialmente a caixa de palco e a área sobre o auditório. No quinto piso também funcionará a teia. O último andar será uma área técnica necessária ao funcionamento da sala.

«Conseguimos manter a parte saudosista do edifício, que todos recordam e melhorar no conforto e qualidade da sala. Teremos melhores camarins, rampas de acesso para pessoas com dificuldades motoras, novos sanitários e uma teia e palco mais modernos», refere Licínio Pimenta.

Para corresponder às novas condições do Cine-Teatro Alba, a Câmara Municipal quer desenvolver um programa regular, com uma dinâmica concelhia. Licínio Pimenta quer implementar uma variedade de apresentações que incluam eventos de âmbito geral e local, onde as colectividades, escolas e instituições terão espaço para apresentar espectáculos próprios.

 O Cine-Teatro Alba foi inaugurado em 1950 e pelo seu palco já passaram grandes espectáculos de teatro, revista e de cinema. Em 2008 poderá tornar-se a única sala de espectáculos do concelho equipada com os mais modernos meios técnicos e de conforto. A autarquia deposita grandes esperanças neste possível equipamento.

Carmen Martins / Diário de Aveiro  Janeiro/2007

A inauguração do Cineteatro Alba será no dia 27 de Abril de 2012. O projecto é da autoria do Arquitecto Rui Rosmaninho.

 É já no dia 1 de Julho de 2010 que tem lugar o auto de consignação que marca o início das obras de requalificação do Cine-Teatro Alba. Avaliada em cerca de 3 milhões de euros, esta intervenção de fundo vai dignificar um dos espaços mais emblemáticos do Município, estando prevista a sua conclusão para o primeiro semestre de 2012. (...) o projecto do Arquitecto Rui Rosmaninho prevê a preservação dos elementos mais genuínos, introduzindo pormenores inovadores nas áreas que se vão criar de raiz, fruto das exigências da legislação em vigor. Para além do auditório principal, o novo Cine-teatro vai possuir outros espaços para a organização de eventos, tais como uma sala polivalente, no rés-do-chão, e uma sala de café-concerto no 1º piso. Destaque, ainda, para a construção de uma nova caixa de palco, zonas técnicas, camarins, área infantil, cafetaria/bar e serviços administrativos, no 2º piso, com vários gabinetes de trabalho e sala de reuniões. (Fonte:CMA)

Sem comentários: