sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1938: Povo atrasa entrada do Bispo em Aveiro


Das quatro páginas do Correio do Vouga de 17 de Dezembro de 1938, três foram dedicadas à restauração da diocese, seis dias antes.

“A Entrada Triunfal do Sr. Administrador Apostólico” era o título principal. E em letras garrafais explicava-se: “O Sr. D. João Evangelista de Lima Vidal é recebido apoteoticamente em Aveiro e desde a Branca até aqui é delirantemente aclamado. O dia 11 de Dezembro de 1938 jamais esquecerá; gravado fica na história desta terra. Viva a Diocese de Aveiro! Viva Sua Santidade Pio XI! Viva Sua Ex.a Rev.ma o Sr. D. João de Lima Vidal”.

O texto tinha como ilustração fotos da “Igreja da Misericórdia” (A primeira Sé de Aveiro)” e da “Igreja de S. Domingos (Catedral)”, hoje Igreja da Glória e Sé Catedral, e reproduzia um telegrama do Cardeal Paccelli (que viria a ser Pio XII, a partir de 2 de Março de 1939), em nome de Pio XI: “Sua Santidade comprazendo-se filial exultação Diocese pela entrada Vossa Excelência, envia de coração ao Pastor, ao Clero e ao Povo a Bênção Apostólica” (citação textual).

A notícia principal descreve com minúcia o trajecto de D. João Evangelista e 200 automóveis, de Souto da Branca (extremo norte da diocese – Albergaria-a-Velha) até à Sé, “onde se realizaria o Te-Deum às 16 horas”. O cortejo saiu da Branca como previsto, às 13 horas, mas em vez de chegar a Aveiro às 14h30 chegou duas horas depois, devido às constantes aclamações populares em Albergaria-a-Nova, Albergaria-a-Velha, Sobreiro, Angeja, Cacia e Esgueira.

Chegado a Aveiro, D. João é recebido na Câmara Municipal pelo presidente Lourenço Peixinho, que profere um discurso de saudação. Terminada a recepção na Câmara, todos se dirigem à Igreja da Vera-Cruz para formar o cortejo até à Sé, onde se dá a entronização de D. João e se canta o Te-Deum de Acção de Graças. O padre Donaciano de Abreu Freire, pároco de Estarreja, profere no final uma “oração que foi um hino regional formosíssimo cantado em louvor da diocese restaurada”. O banquete da restauração foi no “Arcada-Hotel”. Teve discursos de diversas autoridades, leitura de telegramas e brindes. Terminou – diz o CV – pelas 23 horas e três quartos. “Sua Ex.a Rev.ma, depois de ter conversado com algumas pessoas retirou para o Paço”. Foi assim o primeiro dia da diocese de Aveiro. Hoje é o 24112º dia da diocese restaurada.

Correio do Vouga, 14/12/2004

Sem comentários: