quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alexandre Albuquerque e Afonso Costa


Visara o director do Liberal, dr. Alexandre Correia Telles de Araújo de Albuquerque, o deputado republicano dr. Affonso Costa com algumas phrases violentas em artigo d'aquelle órgão do partido progressista, publicado em 31 de Maio sob o titulo: «Biographia de Affonso Costa».

A 2 de Junho, era o director do «Liberal» procurado pelas testemunhas do deputado republicano, o director do «Mundo», António França Borges e o deputado dissidente, dr. João Pinto dos Santos. Alexandre de Albuquerque, representado pelas testemunhas, o dr. António Horta Osório e o conde de Águeda, fazia salientar o facto de só ser exigida reparação 48 horas depois de publicado o artigo, aliás reproducção de outros dados á publicidade em 26 e 27 de Abril e 11 de Maio. Evocado era ainda o código de Croabbon, que determinava a suspensão de pendências de honra, quando houvesse qualquer accusação criminal contra um dos adversários, citando a existência no juizo de instrucção criminal d'uma queixa de António Júlio Machado contra o dr. Affonso Costa pelo caso das cartas de D. Fernando de Serpa.

Comtudo, a situação difficil do partido progressista ante os escândalos da questão Hinton e do Credito Predial, conduzindo os políticos monarchicos a desconcertos na sua deteza e a ataques violentos aos delegados republicanos, levaram Albuquerque e Costa a defrontar-se, de espada em punho, na manha de 8 de Junho em recinto vedado, ou fôsse a quinta das Loureiras, annexa á vivenda Grandella, em S. Domingos de Bemfica.

Em dois assaltos, ficaram feridos, o dr. Affonso Costa na parte externa do ante braço esquerdo, interessando só a pelle e o tecido cellular subcutâneo e o dr. Alexandre de Albuquerque na região peitoral direita, interessando a pelle, o tecido cellular subcutâneo e o tecido muscular. O director do «Liberal», ao dar-se a voz de alto, por um desvio da espada, ainda tocou com
ella o dr. Affonso Costa, não o ferindo. Protestou este, mas o dr. Alexandre de Albuquerque, demonstrou a intenção involuntária do seu gesto de ataque.

Não houve reconciliação e o dr. Albuquerque teria, apoz a republica, o castigo de se ter lançado contra o caudilho democrata. Esse castigo era a demissão do logar de contador do juizo de direito, sendo substituído pelo irmão do deputado republicano, Arthur Costa.

in A REVOLUÇÃO PORTUGUEZA de ARMANDO RIBEIRO (1915)

Sem comentários: