sexta-feira, 1 de abril de 2011

Memórias de Albergaria-a-Velha

Com (...) novo formato, a Agenda Cultural torna-se mais informativa(...) há uma nova secção do Arquivo Municipal, Memórias de Albergaria-a-Velha, com efemérides retiradas da Hemeroteca que, certamente, irão avivar as recordações de muitos Albergarienses.

.Agenda Cultural 109, Abril 2011

Estas efemérides lembram muito um dos espaços que o Dr. Alburquerque Pinho assinou nos jornais locais [Efemérides do concelho] mas com outro tratamento.

Era preferivel abordar um ou dois temas por mês ou alargar o espaço para duas páginas. Talvez fosse mais aliciante ter um espaço para divulgar extractos de jornais antigos (publicidade da época, recortes, ...) e outras curiosidades. Mais do que para avivar recordações funcionaria para termos uma ideia do que se passava em determinada época.

Também era de saudar um espaço na internet (blog, facebook, página da autarquia) para divulgar essas e outras recordações da nossa terra.

Uma parceria ao Jornal de Albergaria também poderia ser benéfico para ambas as partes. Lembro que por ocasião da morte do Dr. Albuquerque Pinho (2002) foi divulgada uma lista de alguns livros em que estava a trabalhar. Um deles seria uma "Colectânea de artigos publicados na imprensa albergariense".

Fica mais uma vez esta nota porque o 10º aniversário da sua morte (em 2012) poderá ser uma oportunidade para fazer o lançamento de algumas dessas obras e de fazer outras iniciativas.

Sem comentários: