sexta-feira, 15 de abril de 2011

Diversos


Continua a marcha; passámos Albergaria-a-Velha, importante centro industrial e agrícola que não é fácil esquecer desde o célebre Congresso do Vale do Vouga em que Ferreira do Lima deu provas do seu amor ao turismo e aos caminhos de ferro.

Gazeta dos Caminhos de Ferro

A COMPANHIA DOS CAMINHOS DE FERRO DO VALLE DO VOUGA ORGANISA O I CONGRESSO REGIONAL FERROVIÁRIO

ORGANISADO pela Companhia dos Caminhos de Ferro de Valle do Vouga, realísa-se nos dias 9, 10, 11 e 12 do corrente o I Congresso Regional Ferrovíário, de sua ínicíatíva pela comemoração do 25º aniversário da inauguração da sua linha ferrea, inaugurada em 1908 pelo último rei de Portugal sr. D. Manuel II, que tão aclamado foi durante o trajecto percorrido, havendo demonstrações de grande regosíjo principalmente em Oliveira de Azemeis e Feira, vila onde os convidados estacionaram mais de uma hora no meio do delírio e entusiasmo do povo e auctoridades.

Este congresso é o primeiro que se realísa no nosso país, conjugado com cinco exposições regionais em que serão apresentados os artigos, não só industriais como agrícolas, produzidos naquela vasta e importante região.

Por sugestão do Agente Geral das Colónias, organiza-se em S. João da Madeira uma exposição colonial, de artigos que mais interessam à economia e à indústria regional, procurando-se assim um estreitamento de relações entre a Metrópole e as nossas colónias.

Conjuntamente serão feitas uma série de visitas, ou excursões, aos locaes de maior valor turístico e monumental e aos notáveis Museus de Grão Vasco em Vízeu e Regional em Aveiro, realisando-se as sessões do Congresso nestas duas importantes cidades.

PROGRAMA [extracto]

9 de Dezembro de 1933.

Albergaria-a-Velha — Exposíção Regional, na estação de caminho de ferro.

Principais artigos expostos:

Material agrícola e vínario, prensas, esmagadores, etc.; ferros de engomar, fogões, fornos, fogareiros, material sanitário, autoclismos, buchas de rodas, etc..

Branca : Cerâmica de construção, telha, tijolo, tubos de grès.

Visita á Fundição e Fábrica de Augusto Martins Pereira.

Gazeta de caminhos de Ferro

Em 1933 foi realizada em Albergaria-a-Velha uma exposição regional, no âmbito do I Congresso Regional Ferroviário. (Wikipédia, Gazeta dos CF)

Sem comentários: