terça-feira, 29 de março de 2011

Tempo de Memória


Continua até 31 de Março a exposição "Tempo de Memória" no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha.


Imagens com os organizadores da exposição e pessoas ligadas ao Arquivo e à autarquia. (Fotografias 1-Boletim Municipal; 2-retirada do facebook do Dr. José Licínio Pimenta - CMA)



(A mostra) resulta de uma recolha exaustiva de fotografias, quer no acervo documental do Arquivo Municipal, quer em casa de particulares, com vista à elaboração de estudos monográficos sobre a freguesia de Ribeira de Fráguas, é composta por 50 imagens que abarcam vários períodos do século XX. Desde retratos de famílias ilustres, a imagens de eventos marcantes (comunhões, inaugurações, cortejos, procissões), passando por lugares típicos e tradições, esta exposição demonstra o dia-a-dia de uma comunidade, com forte ligação à terra e uma prática religiosa constante. Para além das fotografias, estarão expostos, no Arquivo Municipal, alguns objectos antigos, relacionados com a vida doméstica e a lavoura, gentilmente cedidos pelo Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas.


CMA, 07/02/2011



Objectos presentes na exposição: - Cortiço - Sarilho do linho - Rola com fuso - picão de mineiro - armadilha de raposa - sedeiro - maço de linho - espadela do linho - descascador - pião - garfos - guilherme - Trajes de romeira, ceifeira e lavrador - leiteira - lanterna - mangual (moal)

Sem comentários: