quinta-feira, 3 de março de 2011

Crianças descobrem os símbolos da sua terra

Com o objectivo de estimular o gosto pela História da sua terra e criar um sentimento de pertença nas crianças, o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha está a desenvolver “O meu Brasão”, uma actividade do Serviço de Aprendizagem Criativa. Mais de 500 crianças dos 3 e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Município estão a descobrir os significados por trás dos símbolos das suas freguesias, para além de aprenderem algumas noções básicas de heráldica.

Na primeira parte da actividade, os alunos têm a oportunidade de apreciar fotografias de diversos brasões que enfeitam alguns edifícios do Concelho, entre os quais o do rei D. Carlos no Arquivo Municipal, e aprender como surgiram os primeiros brasões na Idade Média. Após uma breve explicação sobre os símbolos que compõem a Bandeira Nacional, o Arquivista convida as crianças a construírem os brasões do Município e das freguesias, utilizando diversas peças espalhadas sobre a mesa. Olhando para uma imagem do brasão em questão, os mais novos juntam as peças, como se de um puzzle se tratasse, enquanto o Arquivista vai explicando o significado de cada elemento, desde a cor do escudo à coroa mural. Rosas, dragões, cruzes ou espigas de milho ganham um novo sentido para as crianças e elas aprendem a associar cada peça a uma característica da sua freguesia.

Passando dos lugares para a família, são apresentadas, ainda, algumas noções básicas de heráldica, que depois irão servir de inspiração para a actividade final: desenhar o próprio brasão de família! Perante um escudo branco em cartolina, os alunos dão asas à sua imaginação e constroem uma imagem representativa do seu nome de família. Vulcões, quimeras, leões, flores, espadas e cruzes, tudo serve para criar um brasão bem pessoal, que as crianças levam orgulhosamente para casa, com o intuito de demonstrar os novos conhecimentos aos pais.

CMA, 03/03/2011


Brasões das Freguesias: http://novos-arruamentos.blogspot.com/2008_11_01_archive.html

Sem comentários: