quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Scenas de Aldeia

Na internet existem algumas entidades que também promovem serviços de digitalização de algumas obras literárias. No âmbito do projecto Gutenberg foi lançada em 12 de Janeiro de 2010 a versão e-book do livro "Scenas da Aldeia" de A. Augusto de Miranda editado originalmente em 1909.

O Dr. António Augusto de Miranda nasceu em Aveiro mas tinha familiares em Alquerubim onde viveu durante vários anos. Foi director dos jornais "Progresso de Alquerubim" e "Democracia do Vouga".

Há algum tempo sugerimos que a C.M. de Albergaria poderia criar um espaço na internet para colocar obras de autores albergarienses.


http://manybooks.net/titles/mirandaa3094730947-8.html


(excerto)

Alquerubim!


Só o nome é bonito! Parece que nos deixa nos ouvidos um tinir semelhante ao de uma gargalhada innocente e ingenua d'uma creança!

Pensareis talvez que estas palavras são a expressão expontanea do sentimento que me inspira, como a todos nós, a evocação da terra que me viu nascer.

Não.

Quando pronuncio a palavra «Alquerubim», a minha alma não experimenta aquella sensação que nos faz pulsar de enthusiasmo o coração quando pronunciamos o nome da terra em que pela primeira vez abrimos os olhos no mundo; porque não foi alli que sorvi os primeiros tragos de leite no seio materno.

Mas se não foi alli que lancei os primeiros vagidos, foi comtudo onde a minha juventude deslisou suavemente como um murmurante arroio serpeando por um prado tapetado de boninas e violetas.

É por isso que, ao evocar esse nome, o sentimento que brota dentro do meu peito, se não tem o vigor patriotico, tem comtudo uma doçura inexprimivel--a saudade.

(...)

Sem comentários: