sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Recordações do anuo de 1842

Portugal: Recordações do anuo de 1842. Traduzido do allemão Por Felix Maria Vincenz Andreas Lichnowsky (Fürst von)

Perto da meia noite chegámos ao Porto; depois de poucas horas de descanço montámos de novo, pois que tinhamos ainda de fazer uma longa marcha. Entrámos na província da Beira por um valle agradavel junto á Feira ; ao meio dia, depois de uma jornada de cinco legoas, parámos além de Oliveira de Azemeis em uma pequena aldèa meio occultada por um grande numero de arvores, e que se chama S. João da Madeira.

Á tarde descobrimos entre a nova, e a velha Albergaria a primeira, e mais completa matta de córte de Portugal; são pinheiros de grande altura, quasi todos da mesma especie ; os cortes fazem-se regularmente, e tem-se mesmo feito novas plantações; era isto mais do que eu esperava, e explica-se pela circunstancia de se achar esta matta proxima do mar, e ter sido aproveitada desde muitos seculos para construcções navaes.

Atravéz de uma clareira descobria-se uma bella perspectiva de extensos valles, o Vouga, e a planície e ria de Aveiro. Tendo atravessado o Vouga sobre uma grande ponte, fizemos alto á noite na Albergaria velha, que é a estação media no caminho do Porto a Coimbra.

Muitas caravanas de machos, que tinham chegado antes de nós, haviam tomado já a maior parte do espaço nesta grande mas unica hospedaria, de maneira que nóS só com difficuldade obtivemos alojamento; alguns Allemães que vieram mais tarde, entre elles o sobrinho do meu amigo Meyer consul geral em Bordeos, e o Snr C. de Hamburgo, tiveram de contentar-se com o pavimento da casa de jantar.

Ainda que diariamente chegam aqui muitas cavalgadas, (por que quasi ninguem viaja só), e nunca se encontra nem logar, nem comida sufficiente; comtudo até agora nem o estalajadeiro tratou de fazer melhores acommodacões, nem outro indivíduo se lembrou de estabelecer uma segunda hospedaria ; a industria, e o conforto acham-se ainda n'um estado muito primitivo naquella terra. Esta região parece em geral (...)
---

Sem comentários: