terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jornal de Albergaria 2004

MAIS UM ANO DE PUBLICAÇÃO

O Jornal de Albergaria completou este mês de Fevereiro [de 2004] o seu 11º ano de Publicação.

Longe vai o ano de 1993 em que um grupo de albergarienses se congregou em torno do projecto de (re) construir um jornal verdadeiramente local que, com seriedade, empenho e inteligência, servisse o concelho de Albergaria-a-Velha.

Servir Albergaria era encarado sob duas perspectivas: por um lado, dar notícia dos pequenos/grandes acontecimentos da vida das nossas gentes e das nossas instituições. Notícias que não teriam lugar em jornais de maior dimensão, mas que nos interessavam, pois, fazendo parte do nosso quotidiano, eram pedaços da nossa vivência mais chegada. Por outro lado, discutir a nossa comunidade e a nossa terra, pensando uma e outra como uma realidade histórica, vindo coerentemente do passado e projectando-se no futuro.

Interessava um jornal local que soubesse colocar com clareza questões eternas e tão óbvias como as de saber 'de onde vimos´, 'quem somos´, 'para onde vamos'. Ou seja, questões de identidade sócio-cultural.

Infelizmente, da equipa inicial de pessoas que pensaram o projecto, poucos foram os que vieram a participar regularmente na sua execução. Bem decisiva, pelo contrário, veio a revelar-se a colaboração e o apoio de quem não foi fundador, mas que abraçou o projecto de um jornal local com entusiasmo e verdadeiro sentido cívico.

Como quer que seja, o que importa é que o Jornal de Albergaria entra no 12º ano de publicação, contando com um grupo de colaboradores interessados e dedicados. É já um jornal adulto, maduro, consciente da sua importância social. E isto já é gratificante.

Sublinhamos o sentido agradecimento aos nossos colaboradores, pois sem eles o Jornal de Albergaria não seria possível, e aos anunciantes, que nele confiam e lhe garantem o necessário suporte financeiro. À direcção da proprietária do Jornal de Albergaria, a Cooperativa de Comunicação Social, na pessoa do seu presidente, sr. Mário Vidal da Silva, apresentamos públicos agradecimentos pelo apoio inexcedível que sempre nos prestou. Nos bastidores do jornal, a Direcção foi sempre um amparo firme e seguro, que deve ser realçado.

Se o Jornal de Albergaria está de parabéns, é justo que reenviemos as felicitações aos nossos leitores e assinantes, que são a razão de ser de qualquer publicação. Foi por eles que o jornal nasceu, é por eles que o jornal existe.

Mário Jorge L. Pinto, Jornal de Albergaria. 25/02/2004

Curiosamente não foi publicado qualquer texto aquando da passagem do 15º aniversário do periódico ocorrido em 2008. Num momento em que está a passar por uma fase de restruturação fica aqui os nossos desejos para que consiga dar um passo em frente e que dure por muitos e bons anos.

Sem comentários: