quarta-feira, 21 de julho de 2010

Projecto de Reinserção de Albergaria

O Projecto de Reinserção de Albergaria é um Projecto que surgiu no âmbito do Programa de Respostas Integradas de Albergaria.

É financiado pelo Instituo da Droga e da Toxicodependência, I.P. e tem como entidade promotora a Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros em Angeja.

A nossa população alvo são indivíduos em desvantagem social e/ou exclusão social com problemas de consumos de drogas (lícitas ou ilícitas), podendo estar já em tratamento ou não.

As nossa acções primam pelo trabalho de proximidade e em rede, englobando as freguesias de Albergaria-a-Velha, Branca, Frossos, Angeja, Alquerubim e São João de Loure.

Objectivos Gerais:

1. Facilitar a manutenção da abstinência e consequente diminuição dos consumos;
2. Desenvolver de forma saudável a rede de relações familiares.

Objectivos Específicos:

1.1. Aumentar competências pessoais e sociais;
1.2. Desenvolver estratégias de adaptação ao mundo do trabalho;
1.3. Facilitar a integração no mercado de trabalho através do envolvimento activo do tecido empresarial local;

2.1. Promover a participação activa da família no processo de reinserção;
2.2. Incentivar a participação em grupos sócio-terapêuticos;
2.3. Restabelecer laços familiares.

--> Neste sentido o projecto possui as seguintes três acções:

1. Treino de competências pessoais e sociais
--> Utilizando como metodologias a realização de entrevistas, com vista à integração dos indivíduos nas diferentes actividades consoante os seus interesses e necessidades; Realização de sessões de formação presencial; Dinamização de actividades de expressão e comunicação; Realização de sessões individuais e grupais de treino de competências diversas;Diálogo interactivo; Encaminhamento para formações, essencialmente no CNO de Albergaria-a-Velha e Centro de Formação Profissional de Águeda;Alargamento das redes sociais e potencialização das mesmas;Encaminhamentos para subsídios eventuais (PCAAC, vestuário, prótese dentária) e política de RSI.

2. Intervenção junto das famílias
--> Consiste no acompanhamento e apoio às mesmas, através de acções de auto-ajuda e aquisição de estratégias que promovam a sua participação no processo de reinserção dos indivíduos e no encaminhamento para projectos parceiros especializados neste tipo de intervenção como o Projecto do Eixo da Prevenção "B’Ora Lá".

3. Acompanhamento/ Apoio Social e Integração profissional
--> - Acompanhamento Individual;Treino de competências pré-profissionais; Realização de entrevistas; Mediação/Estabelecimento de contactos de sensibilização junto das instituições/Empresas; Realização de Estágios laborais;Políticas de mercado protegido (PVE);sensibilização dos quadros gerentes das empresas com vista à admissão destes indivíduos.

Os parceiros são: CÂMARA MUNICIPAL DE ALBERGARIA; JUNTA DE FREGUESIA DE ANGEJA; JUNTA DE FREGUESIA DE ALQUERUBIM; JUNTA DE FREGUESIA DE ALBERGARIA; JUNTA DE FREGUESIA DA BRANCA; JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JOÃO DE LOURE; CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ANGEJA; PROBRANCA ; ASSA; IEFP; CENTRO DE SÁUDE DE ALBERGARIA

A equipa técnica é composta por... uma assistente social e uma educadora social/animadora sócio-cultural.

http://reinserirasorrir.blogspot.com

Sem comentários: