sexta-feira, 14 de maio de 2010

Filatelia

O 25º Leilão do CPF - Clube Filatélico de Portugal realiza-se no dia 15 de Maio de 2010 no Auditório do Hotel Roma.

Do catálogo deste leilão fazem parte 4 items relacionados com Albergaria-a-Velha:


14-1853 – D. Maria II. CE2, 25 reis azul, tipo II. Par horizontal, com largas margens, obliterado com carimbo numérico da 1.ª reforma 79 – ALBERGARIA-A-VELHA.

34-1855/56 – D. Pedro V. Cabelos lisos. CE 8, 50 reis verde. Selo com margens de luxo, obliterado com carimbo numérico da 1.ª reforma 79 – ALBERGARIA-A-VELHA. MB.

360-1895 – 7.º Centenário do Nascimento de S. António. Sobrescrito circulado de Albergaria (27.06.1895) para Vale Maior, com selo de 300 reis ardósia e bistre. CE123 [carta da Companhia de Papel do Prado]

1957-Carimbos da Telegraphia Eléctrica. 1895 – 7.º Centenário do Nascimento de S. António. CE116, 25 reis verde obliterado com carimbo batido a preto “TELEGRAPHIA ELECTRICA / ALBERGARIA / A VELHA”.

Saber mais:

O aparecimento de marcas telegráficas nos selos postais é o resultado da amalgamação dos serviços dos Telegraphos, dos serviços dos Faróis e dos serviços dos Correios que ocorreu em 1880, pois até esta data estes serviços eram independentes. Esta amalgamação ocorre depois da 3ª Reforma Postal em que se abandona a dupla marcação dos objectos postais na origem: obliteração dos selos com o carimbo oval de barras numérico da 2ª Reforma e a marcação na carta com carimbo nominal da estação. No entanto esta prática nalgumas estações ainda subsistiu por alguns anos, enquanto que noutras adoptou-se a utilização do carimbo duplo circular datado primitivo para obliteração do selo, quando este já existia.

A 3ª Reforma aumentou consideravelmente o número de estações, de 240 na 2ª Reforma para o dobro aproximadamente. Com o decorrer dos anos mais estações foram criadas a um ritmo elevado, com e sem serviços telegráficos. Eram necessários carimbos novos para as novas estações da 3ª Reforma e para substituírem os antigos, aparecendo assim numa primeira tentativa os carimbos de dupla oval que não chegaram a todas as estações (cerca de 100). Por motivo desconhecido este tipo de carimbo não foi generalizado e como os novos carimbos não foram imediatamente fornecidos pela administração central, foram feitos localmente carimbos nominativos para obliteração dos selos e só mais tarde chegariam os carimbos finais. Para as estações da 2ª Reforma foram reutilizados carimbos nominativos do período Pré-Filatélico, carimbos nominativos e datados das Reformas anteriores e até inutilizações manuscritas à pena. Com esta falta de carimbos e com o espírito económico da altura, não seria de admirar que os carimbos de telegraphia eléctrica também fossem reutilizados em algumas estações, o que veio a acontecer. Noutros casos os carimbos foram destruídos, perdidos, guardados para uso posterior ou para irem parar ao Museu Postal uns anos mais tarde.

Paulo Roriz Sequeira, 23/09/2009
Inutilizações Telegráficas-Postais --Estudo de Marcofilia (extracto)

Marcofilia - carimbos e marcas utilizadas nos objectos postais

Em Albergaria-a-Velha foi utilizado um carimbo do tipo TE1 TELEGRAPHIA ELECTRICA, Dupla oval com caracteres romanos e no centro o nome da estação em caracteres normandos.

Noutras localidades existem outros mas este é o tipo mais comum.

Sem comentários: