domingo, 31 de janeiro de 2010

Gestão da Floresta - o papel das associações

Associação Florestal do Baixo Vouga

Conhecer o trabalho desenvolvido e as apreensões de várias associações de Albergaria-a-Velha foram alguns dos objectivos de uma visita [realizada em Maio de 2008] ao concelho de deputados socialistas, eleitos pelo círculo de Aveiro.

Na Associação Florestal do Baixo Vouga, os deputados ficaram a conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido, ao longo dos quase 10 anos de existência, pelos dirigentes da associação, bem como as principais preocupações.

José António Laranjeira começou por referir aos deputados que a grande política da associação é "juntar os proprietários", uma vez que tal permite "melhorar a produção e o rendimento e, simultaneamente, criar uma defesa das pragas". Além disso, unidos, os proprietários, "numa zona onde o eucalipto é rei", conseguem "ter mais força junto das entidades competentes", bem como junto dos compradores, de forma a existir um equilíbrio "entre quem compra e quem vende".

Com uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) a ser estudada na zona sul do concelho, o presidente da Associação Florestal do Baixo Vouga lembrou que houve uma aposta na concentração de produção, à semelhança do sucede no Alentejo, e que essa concentração "já tem vindo a dar resultados".

Contudo, existem alguns entraves para desenvolver o trabalho que pretendem. Como tal, foi aproveitada a visita de ontem para lembrar que "o cadastro predial deveria ser a base da estratégia para o sector" e que a o sector da legislação florestal deveria ser "reformulada". Esta alteração permitiria, na opinião de José António Laranjeira, "simplificar processos num sector muito importante para o país", e onde a prevenção "é a primeira forma de combater os fogos florestais".

Rute Melo / As Beiras, 20/05/2008

António Guimarães assumiu, ontem, a liderança da Associação Florestal do Baixo Vouga. Solução de continuidade pela experiência em anteriores direcções. Vai substituir José António Laranjeira numa estrutura que procura mobilizar os proprietários florestais da Região, procurando unir esforços no sentido do desenvolvimento sustentado.

António Guimarães espera dar continuidade ao projecto: “Quando as coisas estão a andar bem, creio que não há necessidade de se fazerem grandes mudanças. Naturalmente que tivemos a preocupação de encontrar «sangue novo», o que nos parece extremamente importante. Acredito na evolução da continuidade. Temos preocupação, temos alguns projectos arrojados e, nessa medida, exige-se muita disponibilidade, muito profissionalismo dos técnicos e estamos, também, à espera da adesão maciça dos produtores/ proprietários florestais. Sem eles não se justifica o associativismo”.

Rádio Terranova, 28/01/2010

Associação para a Certificação Florestal do Baixo Vouga

No dia 24 de Setembro [de 2009], no Salão Nobre dos Paços do Município de Albergaria-a-Velha, tomaram posse os órgãos sociais da Associação para a Certificação Florestal do Baixo Vouga – triénio 2009-2011. Esta nova entidade pretende promover a correcta gestão da floresta e o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, a qualidade dos bens e serviços produzidos no sector.

A ACF Baixo Vouga é constituída por diversos organismos que, em parceria, esperam desenvolver um trabalho profícuo em defesa da floresta da região. Nos órgãos sociais para o presente triénio fazem parte representantes da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, da FENAFLORESTA – Federação Portuguesa das Cooperativas de Produtores Florestais, da QUERCUS, da Associação Florestal do Baixo Vouga, da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro e da AGUA TRIANGULAR – Associação de Ambientalistas da Bacia Hidrográfica do Vouga.

A certificação florestal representa um sistema voluntário de promoção da gestão florestal que atesta que a matéria-prima é proveniente de uma exploração que cumpre as boas práticas reconhecidas por entidades qualificadas e acreditadas. Para José António Laranjeira, Presidente da Direcção da Associação Florestal do Baixo Vouga, há que desenvolver um trabalho de proximidade para fomentar a qualidade não só dos produtos, mas também dos processos de produção. Já Francisco Carvalho Guerra, Presidente da Direcção da FORESTIS, defendeu que “vale a pena dar as mãos”, por uma das nossas maiores riquezas nacionais: a floresta!

CMA, 25/09/2009

AFBAIXOVOUGA - Associação Florestal do Baixo Vouga
Centro Coordenador de Transportes
3850-022 Albergaria-a-Velha
Telefone: 234 524 056
Fax: 234 524 056
E-mail: geral@afbaixovouga.pt

Sem comentários: