quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Alquerubim na ficção


(Carta de Alquerubim, de 31 de julho de 1898) Ainda sobre o Tio Alexandre: "É um homem importante e de grandes amizades e prestígio". Sobre o Tio Vicente: reside em Albergaria, tem boa clinica e fortuna. (...)


Um vice cônsul de Portugal, uma mossoroense valenta que fez história em ...‎
Vingt-un Rosado, Fundação Guimarães Duque - 2000 - 123 páginas

E de repente tentou de novo decifrar o enigma, a mensagem cabalística inscrita no portal da casa: "Fial de Alquerubim". (Seria uma fórmula de amor, seria o grito de um sonho contra o escuro da vida?)

Um Homem Particular
‎H Dobal - 2002 - 42 páginas

4 comentários:

gps disse...

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia (Mossoró, 25 de setembro de 1920 — 21 de dezembro de 2005) foi um agrônomo brasileiro e importante personalidade da cidade potiguar de Mossoró.

Nascido numa família de políticos, era filho de Jerônimo Rosado e irmão do ex-governador Dix-Sept Rosado, do ex-deputado federal Vingt Rosado e do ex-prefeito Dix-Huit Rosado.

Como se nota, os nomes dos últimos filhos de Jerônimo Rosado são algarismos em língua francesa, extravagância incomum no registro civil brasileiro. A filha mais velha de Jerônimo, Primeira Rosado, era conhecida como Dona Primeirinha.

Sua maior contribuição foi a criação da Coleção Mossoroense, que possui uma quantidade enorme de livros criados por pessoas da região.

A Coleção Mossoroense está ligada à Fundação Vingt-Un Rosado.

gps disse...

http://culturadopiaui.vilabol.uol.com.br/hdobal.htm

Hindemburgo Dobal Teixeira é de Teresina (17 de outubro de 1927).

Curso secundário no antigo Liceu. Bacharelou-se em Direito na turma de 1952 da Falcudade de Direito do Piauí, tendo sido o orador.

Director da Revista Meridiano, figura líder da geração vanguardista, tornou-se um poeta respeitado no Brasil inteiro.

Fez concurso para Fiscal do Imposto de Consumo do Ministério da Fazenda; membro do Conselho de Contribuites e professor da Escola Superior de Legislação Fazendária, em Brasília.

No Governo Médici fez parte da comissão que reestruturou todo o sistema tributário nacional.

Posteriormente, comissionado pelo Ministéio da Fazenda, fez cursos e estágios em Londres e Berlim, sendo um dos mais brilhantes e competentes técnicos em legislação e Técnica
Fazendária, no país.

Membro da Academia Brasiliense de Letras.

Em 1969 Hindemburgo Dobal Teixeira ganhava, com O Dia Sem Presságios, o Prêmio Jorge de Lima (poesia) do Instituto Nacional do Livro.

Mas nem sempre a obra premiada é o melhor instante do escritor.

"O Tempo Consequente", editado em 1966, é ainda o melhor momento da poesia deste notável poeta.

Obras: O Tempo Consequente (1966); O Dia Sem Presságios (Premio Jorge de Lima, 1970); A Viagem Imperfeita (1973); A Província Deserta (1974); A Serra das Confusões (1978); A Cidade Substituída (1978); El Matador (folhetim, 1980); Os Signos e as Siglas (1978); Cantigas de Folhas (1989).

gps disse...

Um Homem Particular (contos -1987, Coleção Contar, vol.4, 2002)

Blogger disse...

http://portal2.ipb.pt/pls/portal/docs/PAGE/HOME_IPB/IPB_ID/IPB_ID_S_E/IPB_ID_PUBLICACOES/1_14.PDF

(ver pág. 15)

Carta enviada a Teixeira de Pascoaes por António Corrêa

Meu Caro Teixeira de Pascoaes
Valle Maia,
Albergaria-a-Velha
31, Julh. 907