sexta-feira, 24 de julho de 2009

arquivomunicipal.com

Depois do lançamento do livro "A Terra do Vouga nos Séculos IX a XIV - Território e Nobreza", do historiador Delfim Bismarck Ferreira, o Arquivo Municipal foi de novo o espaço escolhido para a apresentação de uma outra obra, desta vez, de Armando Carvalho Ferreira, intitulada "Moinhos do Distrito de Aveiro". (...)

Já no dia 27 Março, o Arquivo Municipal assinalou o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua com a palestra "Um Pé na Lua: 40 anos Depois…". (...)

Finalmente, em Abril, a exposição "100 anos da Linha do Vale do Vouga" tomou conta do edifício da Antiga Cadeia.

in ALBERGARIA EM REVISTA Nº27 - MAIO 2009

EM BUSCA DO ARQUIVO MUNICIPAL

No âmbito das actividades do Campo de Férias, o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha organizou uma Caça ao Tesouro intitulada “Em Busca do Arquivo Municipal” nos dias 1, 2 e 3 de Julho. Cerca de 150 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, puseram à prova a sua habilidade para descobrir pistas e encontrar soluções, ao mesmo tempo que aprendiam o modo de funcionamento e a importância de um arquivo.

Divididos em cinco grupos, os participantes foram desafiados a responder a sete blocos de questões, um de carácter mais genérico e os outros seis relacionados com as divisões (recepção/ sala de exposições, depósito documental, sala de leitura, sala de tratamento, sala polivalente) e o edifício exterior. Enquanto deambulavam pelas várias salas, os jovens tiveram a oportunidade de apreciar o trabalho diário de um arquivista, consultar um documento centenário, pesquisar jornais antigos no arquivo digital, conhecer as edições publicadas pela Câmara Municipal e até puderam aprender a arquivar os documentos nas secções adequadas para o efeito.

(...) a Câmara Municipal pretende divulgar “Em Busca do Arquivo Municipal” junto das escolas no próximo ano lectivo, promovendo, assim, o gosto pela História local e alertando os mais novos para a preservação da nossa memória colectiva.

in CMA - JUNHO 2009

Quando estamos prestes a comemorar o 175º aniversário da criação do concelho é de louvar iniciativas que fomentem o melhor conhecimento da história do concelho. Seria adequado o lançamento de concursos de desenho, escrita ou multimédia que possam dirigir-se a vários grupos etários.

Aquando da inauguração do Arquivo informaram que iria ser um espaço dinâmico em termos culturais, com a realização de exposições e visitas guiadas. Encontrando-se ainda no primeiro ano de existência ainda não terá havido oportunidade de alargar o número e o tipo de actividades.

Entre os dias 3 e 31 de Agosto, o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha irá apresentar a exposição fotográfica “Os melhores momentos do Campo de Férias 2009”. É a primeira exposição da iniciativa do próprio Arquivo. O conteúdo da mesma não deverá ser muito diferente de outras que estiveram patentes na Biblioteca.

A criação de uma secção dinâmica na página do municipio (ou um mero blog), exposições de produção própria (a história do edificio, imagens do passado, determinada pessoa ou acontecimento local, etc...) ou a interligação com outros meios de comunicação (jornais locais, boletim municipal) poderiam potenciar a ligação do Arquivo à comunidade.

Sem comentários: