sábado, 27 de dezembro de 2008

Imagens (9)


Desde o ano de 1830, ano de que temos testemunho de já haver um "correio assistente" na nossa terra, as cartas daqui saídas levavam aposto o carimbo nominal ALBERGªVª. e a indicação do porte manuscrito e às vezes também carimbado.

(...)

A Reforma Postal, estabelecida pelo Decreto de 27 de Outubro de 1852, introduziu o uso dos "sellos ou estampilhas para pagamento dos portes das correspondências" (...)

Além da designação nominal das estações de correio foi criado um carimbo circular de barras para cada Direcção ou Administração do correio, a fim de com ele se obliterarem os selos. À Administração de Albergaria-a-Velha coube o código de 20 barras juntas com o nº 79. Com a segunda Reforma Postal, de 1870, a Albergaria foi atribuído o nº 80.

António de Albuquerque Pinho, Jornal de Albergaria, 19/01/1999

Em 1880, foi aqui criada a estação telégrafo-postal e o carimbo passou a ser redondo, com dois círculos concêntricos e , entre eles, em cima, a designação CORRºETELº, e, em baixo, o nome da nossa terra apenas designada por ALBERGARIA. E manteve-se assim até meados do séc.XX.

Ligação

Sem comentários: