domingo, 16 de novembro de 2008

Vale do Vouga: CP garante futuro da linha

11 de Novembro de 2008, 18:07 Oliveira de Azeméis, 11 Nov (Lusa)

O futuro da Linha do Vale do Vouga, que liga Espinho a Aveiro, não está em causa, estando previstos novos investimentos, assegurou hoje Ricardo Bexiga, do Conselho de Gerência da CP.
"A linha é fundamental para o transporte de passageiros e de mercadorias, assim como para a afirmação deste território no contexto da região onde se insere", afirmou o responsável em declarações à agência Lusa.

Para Bexiga "tanto a CP, que é só operadora, como a REFER [a empresa responsável pela rede férrea nacional], vão certamente criar melhores condições de funcionamento, disponibilizando uma linha mais evoluída e que responda às necessidades dos cidadãos".

Ricardo Bexiga falava à margem da apresentação do programa das comemorações do centenário da inauguração da Linha do Vale do Vouga, realizada em Oliveira de Azeméis numa antiga estação, agora transformada em restaurante.

Nos primeiros sete meses de 2008, os comboios movimentaram naquela linha 383 mil passageiros, o que representa um crescimento de 17,5 por cento face a igual período de 2007.
O representante da CP destacou o plano de segurança que a REFER está a levar a cabo na linha, um investimento de cerca de 10 milhões de euros ao longo de 96 quilómetros de via-férrea.
A pretensão é reduzir em 70 por cento os acidentes na linha até 2011 onde a sinistralidade corresponde a 30 por cento da rede ferroviária nacional.

"O futuro da linha passará necessariamente por novos investimentos, sobretudo ao nível das infra-estruturas, mas que serão anunciados no devido tempo", frisou.

O programa comemorativo do centenário da inauguração da Linha do Vale do Vouga arranca no dia 23 de Novembro com a recriação da viagem inaugural feita em 1908 por D. Manuel I, entre Espinho e Oliveira de Azeméis.

Exposições, acções de sensibilização para a segurança ferroviária, viagens promocionais, descontos em passagens e um fórum sobre o futuro da linha e o desenvolvimento regional, são algumas das actividades previstas ao longo do ano.

As comemorações são uma iniciativa da CP, REFER, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e câmaras de Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.

EYD.

Lusa/Fim

Sem comentários: