sábado, 22 de novembro de 2008

A Terra de Vouga nos séculos IX a XIV - Território e Nobreza


O livro "A Terra de Vouga nos séculos IX a XIV - Território e Nobreza", da autoria de Delfim Bismarck Ferreira, com edição da ADERAV, será apresentado no dia 11 de Dezembro, pelas 18.30, no auditório da antiga Capitania de Aveiro.

O livro conta com uma Apresentação da autoria de José Mattoso e um Prefácio de Leontina Ventura.

A Terra de Vouga corresponde aos actuais concelhos de Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos, bem como parte dos de Albergaria-a-Velha, Mealhada e Sever do Vouga. Partindo de um território individualizado na documentação medieval, a terra de Vouga, o autor procurou caracterizar e compreender este espaço e o protagonismo da nobreza nele inserida, desde meados do século IX até ao final do primeiro quartel do século XIV, termo do reinado de D. Dinis.

Fórum GeneAll

Notável circunscrição administrativa no litoral português, confrontava a Norte com a terra de Santa Maria; a Poente com o Oceano Atlântico, a Nascente, com as terras de Sever, Lafões e Besteiros e a Sul com as de Coimbra e Montemor-o-Velho. Compreendendo desde o final do século XI uma vasta área,que actualmente constitui parte dos concelhos de Albergaria-a-Velha, Mealhada e Sever do Vouga, e a totalidade dos concelhos de Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos (todos pertencentes ao Distrito de Aveiro e à Província da Beira Litoral), a sua origem estaria na civitas de Marnel, sediada em Vouga, que, com a sua localização privilegiada e central, acabaria por fixar aí a “capital” de um extenso território.

Nesse contexto, a região de Vouga assistiu a um desenvolvimento crescente, onde o burgo de Vougaparece ter assumido um papel de destaque, muito provavelmente devido à sua estratégica localização geográfica.

Delfim Bismarck in Actas das Jornadas de História Local (Aveiro, 2007)

1 comentário:

Anónimo disse...

Na noite de 9 de Janeiro (21h00), no Arquivo Municipal, o Historiador Albergariense Delfim Bismark Ferreira apresenta o seu último livro “A Terra de Vouga nos Séculos IX a XIV – Território e Nobreza”.

Fonte: cmav