sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pelas Ruas da Cidade

O estudo dos aglomerados populacionais trouxe uma interessante questão: quais os dados demográficos do nosso concelho, Albergaria-a-Velha; uma breve visita ao site da câmara de Albergaria-a-Velha (http://www.cm-albergaria.pt/) deu-nos vários dados estatísticos interessantes.

Distrito: AveiroNº Freguesias: 8Área: 15 575haHabitantes (concelho): 24 638Habitantes (Freguesia de Albergaria-a-Velha): 7421Densidade Populacional: 162 hab/Km2
(...)

Isto suscitou uma dúvida interessante: quais os requisitos para uma área urbanizada ser considerada "cidade" e seria Albergaria-a-Velha uma possível cidade? Ora vejamos os requisitos para tal:

- Mais de oito mil eleitores, em aglomerado populacional contínuo;- Pelo menos metade dos seguintes equipamentos colectivos: Instalações hospitalares com serviço de permanência, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espectáculos e centro cultural, museu e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transporte público (urbano e inter-urbano) e/ou parques ou jardins públicos.

Analisando o caso de Albergaria, esta tem apenas 7421 habitantes, 579 a menos do que os necessários para ser considerada uma cidade. Esta não dispõe igualmente de certas infra-estruturas, como um hospital, um museu ou uma casa de espectáculos. É pena! Mas também, quais seriam as vantagens de ser uma cidade, perguntam vocês...

discente K

Texto produzido por O GEO às 21:25
retirado de http://altos-e-baixos.blogs.sapo.pt/410.html


---
Pelo menos metade dos seguintes equipamentos colectivos (10):

N-Instalações hospitalares com serviço de permanência
S-farmácias
S-corporação de bombeiros
N-casa de espectáculos e centro cultural
N-museu
S-biblioteca
S/N-instalações de hotelaria
S-estabelecimento de ensino preparatório e secundário
S-estabelecimento de ensino pré-primário e infantários-transporte público (urbano e inter-urbano)
S-parques ou jardins públicos.

Sem comentários: