quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Aprovação PDM

A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou, por unanimidade, a nova versão do Plano Director Municipal (PDM), cuja proposta havia igualmente passado sem oposição no Executivo. Trata-se todavia de uma alteração de pormenor e não uma revisão global do PDM, que vai ser alterado em tempo oportuno. Os deputados dos três partidos representados no órgão deliberativo municipal – PSD, com 20 eleitos, CDS/PP, que conta com 6 membros e o PS que tem os restantes 3, uniram-se à volta do documento. Quanto á revisão global do PDM. de importância fulcral para o desenvolvimento do concelho, a sua filosofia foi explicada de forma sumária pelo presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, para quem a ratificação do PDM «constitui um passo importantíssimo em direcção a um futuro que os verdadeiros cidadãos concelhios desejam de progresso social e económico». O futuro texto contempla alterações de forte impacto em áreas tão importantes como ambiente, eixos rodoviários, zonas de construção habitacional, espaços de lazer e pólos industriais, que se irão desenvolver nas várias freguesias do concelho.

A reunião foi particularmente rápida, pois durou apenas uma hora e meia, até porque vários presidentes de Junta solicitaram celeridade no andamento dos trabalhos, por terem vários eventos a decorrer nas suas terras, aos quais queriam assistir e encerrar. Na reunião foi apresentado o Relatório Anual de Actividades da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do concelho de Albergaria-a-Velha e embora o documento não fosse submetido a votação, o presidente da Comissão, José Licínio Pimenta, que também é vereador do pelouro da educação, não deixou de manifestar preocupação quanto ao facto da negligência liderar os casos mais significativos. «Trata-se de uma situação grave, que nos deve preocupar a todos, sendo certo que a Comissão e a Câmara Municipal tudo farão para inverter a mesma, através de um cada vez maior acompanhamento dos casos que cheguem ao seu conhecimento». No habitual período de antes da ordem de trabalhos, intervieram José António Souto, do CDS/PP e Rui Sousa, do PS, ambos para tecerem criticas ao presidente da Câmara, por nas sua perspectiva, este não ter prestado informações atempadas acerca do processo do TGV, que irá ter uma estação em Albergaria-a-Velha. Em resposta, João Agostinho Pereira assumiu que o assunto teve de ser tratado «com o devido recato, longe dos holofotes da Comunicação Social, mas o importante é que a estação vai mesmo ser em Albergaria». O autarca lembraria ainda que o processo será em tempo útil submetido a discussão pública, onde os munícipes podem fazer criticas e apresentar sugestões, sendo a decisão final submetida e votada pela Câmara e pela Assembleia Municipal.

Jacinto Martins
Ago/2008
in Jornal de Albergaria

http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distrito=&concelho=&op=noticia&n=5daafff48099e44bf561afbf5a2d6f95

Sem comentários: